Aprofundamento Educação

Os 5 piores 

% de alunos proficientes¹ em leitura

Os 5 melhores 

% de alunos proficientes¹ em leitura

Nota: ¹considerando o nível 4 em leitura da Avaliação Nacional de Alfabetização. 

O Estudo Desafios da Gestão Municipal traz um aprofundamento da área de Educação dos 100  maiores municípios do país, os 100+. Parte importante do desafio da educação está na alfabetização. Conforme os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), nos 100+, 47% dos alunos têm nível insuficiente em leitura, 48% em matemática e 25% em escrita no 3º ano do EF. Apesar de mais baixos que os nacionais, são índices muito elevados para uma educação de qualidade.

Entre os 100+, destaque para a capital do Rio Grande do Norte, Natal, que possui o maior percentual de alunos no melhor nível de proficiência em escrita e matemática, 40% e 70%, e o segundo maior percentual em leitura (37,5%), atrás de Fortaleza (CE) com 46,4% dos alunos no nível 4 de proficiência.

Por outro lado, pouco mais de 80% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de Paulista (PE) possuem níveis insuficientes de proficiência em leitura e matemática. Em escrita, 64% dos alunos do município estão nos níveis mais baixos de proficiência.

Acesse o site do estudo para saber mais: www.desafiosdosmunicipios.com.br

Compare o nível de alfabetização entre os municípios dos 100+:

Fonte: INEP. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) - 2016. Nota: Os níveis de proficiência são ordenados em ordem crescente. Quanto maior o nível, maior é a proficiência no tema.

Saiba mais sobre o seu município no estudo Desafios da Gestão Municipal:

  

DÚVIDAS OU SUGESTÕES SOBRE O DGM?
 
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Macroplan